728x90 AdSpace

Escutaê:

Latest News

    index

    Label 4

    O Insensatotal Indica

    Label 14

    Label 13

    >> << Your label here

    Text widget

    Sinta-se à vontade para utilizar qualquer coisa do Insensatotal, mas cite a fonte ok?!
    É mais honesto e ético.
    Parcerias, contatos, comentários, cliquem AQUI.

    Label 15

    Label 14

    Random Post

    Widget UsuárioCompulsivo

    Label 5

    POSTS ESCOLHIDOS PARA VOCÊ



    INTELECTUALOIDÍCES:

    LIGANDO OS PONTOS:

    SERIA SÉRIO:

    MAQUEPÔRRÉESSA?!:

    INSENSATV:

    INSENSATOMUSIC:

    JOGUIM DUCA:

    index

    Label 6

    index

    Label 1

    Footerpages

    Pages

    index

    Label 3

    Trending Topic

    Always with me, always with you (Joe Satriani):

    Label 10

    Label 9

    Label 12

    Label 11

    Video Category 1

    Seguidores

    Arquivos Insensatos

    Popular Posts

    video

    Popular Posts

    leftwidget

    Popular Posts

    quarta-feira, 18 de novembro de 2009

    EMBOCARDIA MENTAL

    Creio já ter contado, em algum canto do blog, que já fui professor de matemática...
    Não?!
    Ok: Já fui professor de matemática em cursinhos pré-vestibulares.
    Uma de minhas maiores dores de cabeça era tornar as aulas interessantes.
    Já dei aula fantasiado de Papa (com a impostação de voz e tudo), já dei aula cantando (a AULA TODA), já fiz várias coisas...
    Tudo em prol da desmistificação de que "matemática é difícil pacas, ó fessor?!".
    Entre uma imitação do Papa aqui e uma cantoria sobre Logaritmos Neperianos acolá, gostava de contar estórias & piadas. TUDO ligado à matemática.
    Lembrei de uma, a qual compartilho com vocês:
    Antes de dar aulas em cursos pré-vestibulares, tive o des prazer de dar aulas para alunos do ensino médio.
    Não sei se por culpa dos hormônios típicos da adolescência (por parte dos alunos), ou por total falta de experiência (por parte do professor) mas a aula era uma bagunça só: Bolinhas de papel atiradas ao quadro, namoro em sala de aula, conversas paralelas, alunos cantando em alto e bom som... Uma zorra.
    Cansado da ineficiência do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica), do SOE (Serviço de Orientação Educacional), da Diretoria, da Coordenação e da MINHA, resolvi agir...
    Falei aos alunos: "Galera, os alunos dessa sala têm um problema MUITO SÉRIO. Um problema que impedirá vocês de arranjar emprego, namorada (o), status, carro, casa... UM PROBLEMA que fará com que vocês não consigam NADA INTERESSANTE nas vidas de vocês... Vocês sofrem de EMBOCARDIA MENTAL!"
    Os alunos, pela primeira vez na vida, passaram a prestar atenção ao que eu dizia.
    E eu escrevi na lousa:
    DVDKSA:

    ESCOLHAM TRÊS NÚMEROS DIFERENTES ENTRE 1 E 9;
    INVERTAM ESSES NÚMEROS;
    SUBTRAIAM O NÚMERO MAIOR PELO MENOR;
    INVERTAM, NOVAMENTE, O NÚMERO ENCONTRADO;
    SOME O NÚMERO ENCONTRADO COM O RESULTADO DA SUBTRAÇÃO ANTERIOR
    MULTIPLIQUEM O RESULTADO POR 20 (O PRINCÍPIO DA EMBOCARDIA);
    AGORA CONVERTAM CADA NÚMERO DO RESULTADO PARA A LETRA CORRESPONDENTE À PALAVRA ABAIXO:

    EMBOCARDIA:
    E = 1
    M = 2
    B = 3
    O = 4
    C = 5
    A = 6
    R = 7
    D = 8
    I = 9
    A = 0

    Resposta na próxima aula.


    A sirene tocou, peguei meu velho e bom fusquinha e voltei pra casa.
    Na outra aula, tinha uma fila de alunos rindo e me esperando em sala.
    E me disseram:" Professor. O senhor é um gênio! Como é que o senhor conseguiu fazer com que, mesmo com números diferentes, tivéssemos SEMPRE a mesma resposta?"
    E eu respondi: "Não sou gênio... É que como vocês têm EMBOCARDIA MENTAL, se escolhermos uma centena sem repetir algarismos e fizermos as contas acima explicadas o resultado será sempre o mesmo”.
    Passei a dar aulas bem melhores, desde então...




    Não entendeu? OK...
    Suponhamos que a centena escolhida seja 123.

    ESCOLHAM TRÊS NÚMEROS DIFERENTES ENTRE 1 E 9; 123
    INVERTAM ESSES NÚMEROS; 321
    SUBTRAIAM O NÚMERO MAIOR PELO MENOR; 321 - 123 = 198
    INVERTAM, NOVAMENTE, O NÚMERO ENCONTRADO; 891
    SOME O NÚMERO ENCONTRADO COM O RESULTADO DA SUBTRAÇÃO ANTERIOR; 891 + 198 = 1089
    MULTIPLIQUEM O RESULTADO POR 20 (O PRINCÍPIO DA EMBOCARDIA); 1089 x 20 = 21780
    AGORA CONVERTAM CADA NÚMERO DO RESULTADO PARA A LETRA CORRESPONDENTE À PALAVRA ABAIXO:


    EMBOCARDIA:
    E = 1
    M = 2
    B = 3
    O = 4
    C = 5
    A = 6
    R = 7
    D = 8
    I = 9
    A = 0

    2 1 7 8 0
    M E R D A



    É isso... TENTEM fazer com centenas diferentes... O RESULTADO SEMPRE É O MESMO!



    Abraços a todos e beijos à todas,
    João Bosco De Oliveira Júnior

    2 comentários:

    Aline disse...

    Amei, João!
    Adoro esse tipo de "brincadeira"!
    Show de bola!

    Unknown disse...

    ADOREI HEHEHEH SOU PROF DE MATEMATICA