Não?!
Ok: Já fui professor de matemática em cursinhos pré-vestibulares.
Uma de minhas maiores dores de cabeça era tornar as aulas interessantes.
Já dei aula fantasiado de Papa (com a impostação de voz e tudo), já dei aula cantando (a AULA TODA), já fiz várias coisas...
Tudo em prol da desmistificação de que "matemática é difícil pacas, ó fessor?!".
Entre uma imitação do Papa aqui e uma cantoria sobre Logaritmos Neperianos acolá, gostava de contar estórias & piadas. TUDO ligado à matemática.
Lembrei de uma, a qual compartilho com vocês:
Antes de dar aulas em cursos pré-vestibulares, tive o
Não sei se por culpa dos hormônios típicos da adolescência (por parte dos alunos), ou por total falta de experiência (por parte do professor) mas a aula era uma bagunça só: Bolinhas de papel atiradas ao quadro, namoro em sala de aula, conversas paralelas, alunos cantando em alto e bom som... Uma zorra.
Cansado da ineficiência do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica), do SOE (Serviço de Orientação Educacional), da Diretoria, da Coordenação e da MINHA, resolvi agir...
Falei aos alunos: "Galera, os alunos dessa sala têm um problema MUITO SÉRIO. Um problema que impedirá vocês de arranjar emprego, namorada (o), status, carro, casa... UM PROBLEMA que fará com que vocês não consigam NADA INTERESSANTE nas vidas de vocês... Vocês sofrem de EMBOCARDIA MENTAL!"
Os alunos, pela primeira vez na vida, passaram a prestar atenção ao que eu dizia.
E eu escrevi na lousa:
DVDKSA:
ESCOLHAM TRÊS NÚMEROS DIFERENTES ENTRE 1 E 9;
INVERTAM ESSES NÚMEROS;
SUBTRAIAM O NÚMERO MAIOR PELO MENOR;
INVERTAM, NOVAMENTE, O NÚMERO ENCONTRADO;
SOME O NÚMERO ENCONTRADO COM O RESULTADO DA SUBTRAÇÃO ANTERIOR
MULTIPLIQUEM O RESULTADO POR 20 (O PRINCÍPIO DA EMBOCARDIA);
AGORA CONVERTAM CADA NÚMERO DO RESULTADO PARA A LETRA CORRESPONDENTE À PALAVRA ABAIXO:
EMBOCARDIA:
E = 1
M = 2
B = 3
O = 4
C = 5
A = 6
R = 7
D = 8
I = 9
A = 0
Resposta na próxima aula.
A sirene tocou, peguei meu velho e bom fusquinha e voltei pra casa.
Na outra aula, tinha uma fila de alunos rindo e me esperando em sala.
E me disseram:" Professor. O senhor é um gênio! Como é que o senhor conseguiu fazer com que, mesmo com números diferentes, tivéssemos SEMPRE a mesma resposta?"
E eu respondi: "Não sou gênio... É que como vocês têm EMBOCARDIA MENTAL, se escolhermos uma centena sem repetir algarismos e fizermos as contas acima explicadas o resultado será sempre o mesmo”.
Passei a dar aulas bem melhores, desde então...
Não entendeu? OK...
Suponhamos que a centena escolhida seja 123.
ESCOLHAM TRÊS NÚMEROS DIFERENTES ENTRE 1 E 9; 123
INVERTAM ESSES NÚMEROS; 321
SUBTRAIAM O NÚMERO MAIOR PELO MENOR; 321 - 123 = 198
INVERTAM, NOVAMENTE, O NÚMERO ENCONTRADO; 891
SOME O NÚMERO ENCONTRADO COM O RESULTADO DA SUBTRAÇÃO ANTERIOR; 891 + 198 = 1089
MULTIPLIQUEM O RESULTADO POR 20 (O PRINCÍPIO DA EMBOCARDIA); 1089 x 20 = 21780
AGORA CONVERTAM CADA NÚMERO DO RESULTADO PARA A LETRA CORRESPONDENTE À PALAVRA ABAIXO:
EMBOCARDIA:
E = 1
M = 2
B = 3
O = 4
C = 5
A = 6
R = 7
D = 8
I = 9
A = 0
2 1 7 8 0
M E R D A
É isso... TENTEM fazer com centenas diferentes... O RESULTADO SEMPRE É O MESMO!
Abraços a todos e beijos à todas,
João Bosco De Oliveira Júnior
2 comentários:
Amei, João!
Adoro esse tipo de "brincadeira"!
Show de bola!
ADOREI HEHEHEH SOU PROF DE MATEMATICA
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